ENTRE_Lugares

Desde seu início, em 2008, o Projeto_ENTRE é uma ação e um vetor: programar espaços culturais e convidar a cidade – seus artistas, seus espectado- res – para ocupa-los. Entre é também preposição, e o nosso ENTRE fala da prática de fazer conviver, em um mesmo espaço, várias linguagens, de criar um espa- ço de fricção entre elas.

ENTRE pode ser também ponte, e rede.

No início de 2010, começamos a desenvolver um projeto chamado ENTRE_Lugares. Ele foi pensado como um instrumento para a criação de redes: co- nectar cidades, espaços culturais e artistas, realizar parcerias e coproduções, trabalhar mercados e alar- gar fronteiras, quebrar estigmas e impossibilidades. Pensar a importância de não só recebermos artistas de outros lugares como também de levar artistas bra- sileiros para fora, de pensar o conceito de intercâm- bio tão concretamente quanto fôssemos capazes.

O ENTRE_Lugares é, então, um projeto que nasce do desejo de criar braços e parceiros além-fronteiras, e com eles estabelecer diálogos de criação artística contemporânea.

Dois anos depois, descobrindo e conquistando interlocutores e parceiros municipais e internacio- nais, hoje podemos dizer que o ENTRE_Lugares é um programa de intercâmbios que estabeleceu cone- xões com – Reino Unido, Portugal, República Tcheca e Argentina. Em 2010, o intercâmbio com a República Tcheca se iniciou com a vinda do artista visual Jan Mancuška, e em 2011 o espetáculo brasileiro Manifesto Ciborgue esteve no 4+4 Days Festival, em Praga. Para 2013, está em produção o intercâmbio com Portugal, por conta das comemorações do Ano Portugal no Brasil, e em fase de captação o nosso programa argentino.

Em junho de 2012 tivemos a alegria de apresentar ENTRE_Lugares RIO_LONDRES, criado e desenvolvido em parceria com o Chelsea Theatre, e com o curador Gustavo Ciríaco.

Clique aqui para acessar a página do ENTRE_Lugares Rio_Londres